FURB FM estreia programa em parceria com o Centro de Inovação Blumenau

Estreia dia primeiro de junho, quarta-feira, o programa “Momento da Inovação” na FURB FM.  Uma parceria do Centro de Inovação Blumenau (CIB) e do Instituto Gene com o programa de extensão “Tá rolando”, do curso de Jornalismo da Furb. O objetivo é divulgar informações sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação. 

Udo Schroeder, presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, entidade gestora do CIB, explica que esse tipo de integração entre as instituições é importante porque a conexão com o Centro e os alunos na fase de formação, permite ampliar o aprendizado. “O Centro de Inovação Blumenau tem uma riqueza muito grande de informações que podem ser repassadas para a sociedade em termos de inovação e empreendedorismo”, disse Udo, reafirmando que essa é uma das formas de apresentar o CIB à sociedade.

Vale ressaltar que em 2021, Blumenau ficou na 16ª posição no 7º ranking brasileiro de cidades inteligentes, elaborado pela Conect Smart Cities and Mobility. Já em 2022, no mês abril, a cidade de Blumenau foi premiada como a segunda melhor Cidade Empreendedora de Santa Catarina, pelo Sebrae.

“É diante deste cenário que se faz necessária uma conexão com um instrumento como o Centro de Inovação Blumenau para a divulgação de ações que levem todo este conhecimento à sociedade”, disse o coordenador do programa de extensão “Tá Rolando”, professor James Dadam. Ele reforça que a Furb como uma Universidade Pública, tem a responsabilidade de levar informações e promover o conhecimento para a sociedade. “O CIB e a Furb juntos trabalham para o desenvolvimento regional por meio de várias ações que possibilitam fomentar o espírito empreendedor, natural aqui da nossa região”, explica.

Segundo o professor James, os programas e matérias de divulgação jornalística, desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Jornalismo da Furb têm como principal objetivo levar para o morador de Blumenau, das cidades vizinhas e para os empresários o conhecimento sobre o que está sendo feito no CIB e também de que maneira a população pode ser beneficiada com essas ações.

O programa “Momento da Inovação” vai ao ar na Furb FM 107,1, com conteúdos inéditos de segunda a sexta-feira em três horários distintos: 7h30min, 11h30min e 20h. O “Momento da Inovação” é uma realização do Programa de Extensão Tá Rolando com produção e apresentação da acadêmica de Jornalismo e bolsista do programa Joyce Moser.

O Centro de Inovação Blumenau

Os Centros de Inovação são uma iniciativa do governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE). Ao todo, estão espalhados pelo estado 15 centros de inovação, todos sob a orientação da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Estes equipamentos oferecem serviços que apoiam os empreendedores, desde a ideia de negócio até o momento em que ele está pronto para o mercado. Além disso, os Centros de Inovação atuam com as organizações locais e agem como conectores do ecossistema regional, permitindo acelerar o desenvolvimento dos negócios. Todas essas ações têm suporte importante da FAPESC, órgão do governo do Estado, vinculado à SDE, responsável por fomentar, incentivar e fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação catarinense.

Cada Centro tem uma área de abrangência. O Centro de Inovação Blumenau, por exemplo, atende aos municípios que compõem a região da Associação de Municípios do Vale Europeu, totalizando 11 municípios (com exceção de Brusque, Guabiruba e Botuverá). A gestão do CIB é feita pelo Instituto Gene
www.institutogene.org.br  entidade sem fins lucrativos reconhecida como Organização Social. Mais informações sobre os Centros de Inovação localizados em Santa Catarina você encontra em http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/