Mais de 60 pessoas prestigiaram a iniciativa que ocorreu no Colégio São Paulo, em Ascurra
Os embaixadores do Programa Conecta AMVE das cidades de Apiúna, Ascurra e Rodeio organizaram o primeiro evento externo sobre inovação e empreendedorismo: uma palestra abordando o tema “Como enfrentar desafios e aproveitar oportunidades: histórias de empreendedorismo local”. A iniciativa ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 10 de julho, no Colégio São Paulo, em Ascurra, e reuniu mais de 60 pessoas.
A ideia do evento surgiu da necessidade de ativar o ecossistema local unindo um empreendedor de cada uma das três cidades. “Buscamos empreendedores que tivessem nichos diferentes de atuação para falar sobre modelos de negócios e o que fazem no dia a dia para estar em constante movimento e crescimento”, contou o embaixador da cidade de Ascurra, Leonardo Chiarelli.
Estiveram presentes no bate papo Fabiana Ferrari, da empresa FBR Têxtil, da cidade de Apiúna; Evandro Dalmolin, da Tutti Pet, da cidade de Ascurra e Jonas Eduardo Perin, da Buffalo’s Charcutaria, da cidade de Rodeio. E mediação da conversa ficou por conta do head de comunidade do CIB, Tiago Nicchellatti.
Antes do bate papo, o evento seguiu na linha mais protocolar com a apresentação oficial do Programa Conecta AMVE, iniciativa do Instituto Gene e do Centro de Inovação Blumenau, que busca, por meio da atuação dos chamados embaixadores, ativar o ecossistema de inovação da região. A apresentação ficou por conta do presidente do Gene, Udo Schroeder. Na sequência, o coordenador do grupo, embaixador pela cidade de Apiúna, Sandro José Tavares, responsável pelo cerimonial, anunciou o ato de nomeação oficial do novo embaixador, Maico Marcelo Sevegnani, empresário e consultor do Sebrae, representando o setor privado da cidade de Rodeio. Outras nomeações ainda devem ocorrer em data oportuna, oficializando o ingresso de novos embaixadores.
“O evento foi maravilhoso com muitos exemplos de criatividade e inovação, empreendedorismo e superação dos nossos convidados painelistas. O público presente foi surpreendente, apesar do frio, uma prova de que realmente nossa região tem muitas pessoas interessadas em empreender ou melhorar seus negócios inovando a cada dia. Foi um momento especial para receber nosso novo embaixador, o Maico Marcelo Sevegnani, que vem unir força com nosso grupo. Estamos muito felizes visualizando cada vez mais a importância de disseminar inovação na nossa região”, disse Sandro Tavares, coordenador deste grupo de embaixadores.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Ascurra, Soires Trentini; o secretário de desenvolvimento Econômico e Turismo de Ascurra, Luan Fávero; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Apiúna, Roberto Carlos da Silva, além de representantes da cidade e Benedito Novo.
O Programa Conecta AMVE
O Programa tem o intuito de ativar o ecossistema de inovação, criar cultura inovadora e empreendedora, bem como, gerar e escalar negócios inovadores. Os embaixadores, que atuam de forma voluntária, representam a chamada quádrupla hélice, ou seja, atuam em quatro setores diferentes: setor empresarial, instituição pública, academia e terceiro setor. Assim que nomeados, eles assumem o compromisso de atuar ativamente no engajamento da comunidade, auxiliando na divulgação das ações promovidas pelo ecossistema. O programa foi implantado em Apiúna, Ascurra e Rodeio junho de 2023 com a cerimônia de nomeação dos embaixadores (relembre aqui). O grupo se reúne mensalmente para discutir ações de inovação para promover ativar o ecossistema regional e promover o desenvolvimento econômico da região.
São atuais embaixadores:
Apiúna
Sandro José Tavares, representante do setor privado;
Jonatas H. S. Schimitt, representante do setor privado;
Roberto Carlos da Silva, representante do setor público;
Elisandra Aparecida de Arruda Kopsch, representante do setor privado;
Cristina Pegoretti Sevegnani, representante do setor privado
Ascurra
Leonardo Chiarelli, representante do setor privado;
Luan Favero, representante do setor público;
Yago Stédile, representante do setor público;
Patricia Mastey, representante do terceiro setor;
Adriana Maria Correa, representante do setor privado;
Andressa Sacchetti, representante do setor privado
Rodeio
Rosangela Faggiani, representante do setor público;
Maico Marcelo Sevegnani, representante do setor privado
Antonio Marcos dos Santos Dorneles, representante do setor privado;
James Rafael Ochner, representante do setor privado.
Conheça os palestrantes do evento:
= Evandro Dalmolin, convidado da cidade de Ascurra: Em 2019, ele e a esposa inauguraram a Tutti Pet, um petshop com serviço de banho e tosa e produtos premium para cães e gatos. Um ano depois abriram o consultório veterinário e em abril de 2022 ampliaram o serviço para clínica veterinária. Evandro é o gestor da Tutti Pet, responsável pelas finanças, treinamento da equipe, vendas, compras e diversas outras funções gerenciais. Atualmente a Tutti Pet é composta por 9 pessoas diretamente, e mais 5 veterinários parceiros com atendimentos pontuais.
= Jonas Eduardo Perin, convidado da cidade de Rodeio: dono da empresa Buffalo’s Charcutaria. A empresa foi constituída em 2021, mas os três sócios (Jonas, André e Stefano) já atuavam no ramo desde 2019. Stefano deixou a sociedade ano passado. Atualmente, Jonas e André tocam o negócio. Além da fábrica, possuem o ponto de vendas e um trailer onde fazem hamburgueres e lanches, além de vender produtos coloniais da região, principalmente aos finais de semana. Seus produtos, como linguiças artesanais, bacon, linguiça defumada, salame e outros da linha de embutidos, estão presentes em mais de 45 estabelecimentos de Santa Catarina
= Fabiana Ferrari, convidada da cidade de Apiúna: dona da FBR Têxtil. Empresa foi constituída em 2008. O sonho teve início com poucas máquinas de costura e em um pequeno espaço, desenvolvendo apenas peças masculinas infantis. Após o sucesso, a gama de produtos expandiu para o masculino adulto e depois para o feminino, contemplando todos os tamanhos. Com o tempo, o espaço ficou pequeno e as máquinas já não davam conta de toda a produção e foi necessária a terceirização de alguns processos e, mais tarde, a construção de um parque fabril. Estão presentes em todo o país com mais de 40 representantes, tornando-se referência em moda infantil e adulta. Hoje, são dois sócios: Fabiana e Fabrício.