Centro de Inovação Blumenau lança programa Inova60+, iniciativa voltada à inclusão de idosos

Programa que contempla ações em duas vertentes, foi contemplada com recursos do Fundo Estadual do Idoso

Um programa com duas iniciativas. Assim é o Inova60+, lançado oficialmente nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, no Centro de Inovação Blumenau. Iniciativa contemplada no final do ano passado com recursos do Fundo Estadual do Idoso, o Programa Inova60+ integra os projetos 60+ Digital, que tem como objetivo fortalecer a segurança e a educação digital para os idosos, e De Guru para Guri, que incentiva a troca de conhecimentos entre idosos e jovens nas escolas de Ensino Fundamental e Médio nos municípios que compreendem a região da AMVE – Associação de Municípios do Vale Europeu.

Com a presença de autoridades estaduais, locais entidades parceiras e comunidade em geral, o programa foi oficialmente instalado. A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, participou da abertura e falou da importância de ações para este público. “Nosso governo está à disposição do Instituto Gene para projetos como este que fazem a diferença e preparam as pessoas para desfrutar a aposentadoria de forma diferente, envolvendo em outras atividades. E sabendo que ‘a tarde’ vai chegar para todos nós”, disse, fazendo referência a um poema declamado por Zhélide Quevedo Hunter, 85 anos, psicóloga, sexóloga, mestre em gerontologia e presidente da Associação Nacional de Gerontologia do Rio Grande do Sul.

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, disse que essa “é uma iniciativa muito rica, muito interessante. O projeto cria um apresso e uma conexão real entre idosos e jovens, fortalecendo a troca intergeracional de conhecimentos em tecnologia e o empreendedorismo. Já o 60+ Digital traz o idoso, que muitas vezes tem medo, para o convívio da internet e o ensina a como não cair em golpes, e estar atento a outras coisas que acontecem neste campo”, destacou.

O presidente do CIB, professor Udo Schroeder, explicou que essas iniciativas fazem parte de uma das funções atribuídas pelo governo do estado aos centros de inovação. “Estamos trabalhando na inovação social com ações que favoreçam o envelhecimento ativo e a inclusão digital da pessoa idosa”, disse.  Udo lembrou que o projeto De Guru para Guri surgiu por meio de uma iniciativa da então embaixadora de inovação de Indaial, hoje coordenadora geral deste projeto, Malvina Ribeiro, que adaptou o projeto que desenvolvia em Indaial, chamado “De Geração para Geração”, para uma atuação mais ampla, partindo da colaboração de idosos de toda a região da AMVE. Desde que foi lançado no CIB, em maio de 2023, o projeto já atendeu cidades de Indaial, Gaspar e Blumenau.

Durante o evento de lançamento, os convidados ouviram explicações sobre o funcionamento do projeto 60+Digital, feita pelo coordenador Ricardo Azambuja, além da colaboração e participação do gerente da Terceira Idade de Blumenau; Nitay Gustavo de Souza, com a presença do secretário da Família de Blumenau, Telmo Júnior. Ao final, o professor Fábio Marcelo Matos apresentou uma pesquisa sobre a população idosa da região. O Programa Inova60+ será desenvolvido no decorrer do ano de 2025, com atividades nas escolas e no Centro de Inovação Blumenau.