Incubadora do Instituto Gene recebe inscrição de 12 novos projetos

A partir de agora, as ideias passarão pelas etapas de avaliação. As aprovadas serão conhecidas em setembro

A incubadora do Instituto Gene recebeu a inscrição de 12 novos projetos neste último edital, cujo prazo final de recebimento de ideias encerrou no dia 17 de julho. Agora, todas vão passar pelo processo de avaliação até a divulgação final dos aprovados, prevista para o mês de setembro.

De acordo com o gerente da incubadora, Yuri Apolônio, são pelo menos duas etapas. “Primeiro, as propostas passarão por uma pré-avaliação, cujo intuito é verificar se elas cumprem os requisitos mínimos exigidos no edital para integrar a incubadora, como por exemplo, a coerência da proposta, se é um negócio inovador, escalável, entre outros critérios previstos no edital”, aponta Yuri.

Passada esta primeira fase, os selecionados vão para a avaliação final, feita por profissionais de mercado. “Nesta fase, o processo é mais profundo, pois é quando se avalia, de fato, a viabilidade do negócio”, enfatiza o gerente da incubadora. Concluída esta fase, serão anunciados os projetos aprovados. Estima-se que o resultado deva ser conhecido no mês de agosto e os aprovados já passarão a integrar o Programa de Incubação a partir de setembro deste ano.

Todos os projetos que integram o Programa de Incubação usufruem de alguns benefícios importantes. Entre eles, o uso da metodologia Miditec, considerado um dos cinco melhores métodos de apoio a startups do mundo. Além disso, o projeto aprovado garante acesso a consultorias, mentorias, capacitações, planejamento individual, aproximação com investidores, networking, acesso ao Centro de Inovação Blumenau, assim como monitoramento e avaliação constante.

O Programa de Incubação é desenvolvido pelo Instituto Gene – entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau – em parceria com a SEDEC (Prefeitura de Blumenau), FAPESC e SEBRAE SC. Atualmente, 9 negócios estão participando do Programa. São eles: Aloogie, Combufy, Galeria Casa, Giovanella, Idealizei, RxCO, Select Data, Sonica e Xlam. O próximo processo seletivo da incubadora deve ocorrer no mês de outubro deste ano.