Instituto Gene anuncia projetos aprovados para a incubadora

Confira a lista com as 8 startups aprovadas no processo de seleção

A Incubadora do Instituto Gene aprovou 8 startups inovadoras após avaliação de 12 projetos inscritos no último edital. A partir de outubro, elas passaram a fazer parte do Programa de Incubação do Instituto Gene e receberão apoio para desenvolver e escalar suas ideias. As propostas aprovadas pela Incubadora são:

  • Colinear
  • Consultx
  • Eksy
  • Heternum
  • Lizard
  • Plataforma SDVM
  • Simples Já!
  • Sollo Digital

Após o encerramento do período de inscrições, em 17 de julho, todos os 12 projetos passaram por processo de avaliação, que consiste em duas etapas. Conforme exemplifica Yuri Apolônio, gerente da incubadora, a primeira delas verifica se as propostas cumprem requisitos como coerência, inovação e escalabilidade. Já a segunda etapa, mais complexa, conta com o apoio de profissionais do mercado para avaliação da viabilidade das startups.

Além disso, em alguns casos, conforme explica o gerente, “os autores dos projetos passaram por uma última entrevista para definir sua aprovação ou não para integrar a Incubadora do Gene”.

Primeiras atividades já têm data marcada

A partir de outubro, esses novos empreendimentos farão parte oficialmente da Incubadora, juntando-se às outras 9 startups que já integram o programa. Nele, as startups integrarão a metodologia Miditec Acate, considerada por diversas vezes a melhor metodologia de incubação do Brasil e top 5 mundial em 2018, pela UBI Global.

As primeiras atividades envolverão um workshop sobre implantação de OKR’s nas startups e o diagnóstico completo dos projetos. “A metodologia OKR auxiliará os incubados a definirem metas para a startup, assim como métricas para acompanhá-las. É um método muito utilizado por startups por ser bastante flexível e adaptável a diferentes cenários, algo que as empresas nesse período costumam necessitar”, explica Yuri. Os diagnósticos, por sua vez, levantam pontos e buscam mapear a situação atual do negócio, de modo a auxiliar a incubadora e os empreendedores a entenderem quais pontos já se encontram bem desenvolvidos e quais necessitam de atenção especial. 

Novas oportunidades em 2022

A Incubadora do Instituto Gene deverá abrir novamente o edital para seleção de startups no mês de outubro. Após a seleção, os projetos que integram o Programa de Incubação desfrutam de benefícios como: o uso da metodologia Miditec; acesso a consultorias; mentorias; capacitações; planejamento individual; aproximação com investidores; networking; acesso ao Centro de Inovação Blumenau; assim como monitoramento e avaliação constante.

O Programa de Incubação é desenvolvido pelo Instituto Gene – entidade gestora do Centro de Inovação Blumenau – em parceria com a Sedec (Prefeitura de Blumenau), Fapesc e Sebrae SC.