Instituto Gene dará mentoria gratuita aos vencedores da Feira de Inovação e Empreendedorismo – Vale Europeu

Evento ocorreu nos dias 7 a 8 de novembro, com exposição dos trabalhos no Centro de Inovação Blumenau

O Centro de Inovação Blumenau virou palco da exposição de centenas de ideias desenvolvidas por alunos do ensino fundamental, médio e universitários da região do Vale Europeu. A terceira edição da Feira de Inovação e Empreendedorismo – edição Vale Europeu, que ocorreu de 7 e 8 de novembro, representou a inovação e fortaleceu a conexão com os municípios de toda a região.

Ao todo, foram 134 projetos inscritos. A exposição ocorreu no hall de entrada do CIB, espalhando inovação e ideias brilhantes por todos os cantos. A cerimônia oficial com anúncio dos vencedores ocorreu em dois momentos. No final da manhã do dia 8 de novembro, a Categoria 1 – Jovem Inventor, os estudantes do Ensino Fundamental e Médio puderam apresentar suas ideias aos jurados do ecossistema de inovação que estiveram presencialmente no Centro de Inovação Blumenau e foram avaliados durante toda a manhã. O vencedor desta categoria foi o projeto Horta Feliz, dos alunos do Ensino Médio – 3° ano – do Senac.

Também pela manhã, foi feita a avaliação das outras duas categorias: Universitária – Produto ou Processo e Universitária – Negócio ou Aplicativo. Os melhores colocados foram convocados para apresentar os pitchs para uma banca de jurados à noite. Estavam na banca: o presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, Udo Schroeder; representante da empresa Eleva Química, Ivan Xavier Júnior; representante do Sebrae SC, o agente local de inovação para ecossistemas, Marcos Daniel de Souza; representante da empresa Posthaus, Juliano Bissoli; e o representante da Fundação Fritz Müller, Pedro Kraus.

O primeiro lugar na Categoria Universitária – Produto ou Processo foi o projeto Infinity, da UFSC, do curso de Engenharia de Controle e Automação, com os acadêmicos: Samuel Schramm Meurer e Vítor Luís Babireski Fúrio. Na Categoria Universitária – Negócio ou Aplicativo o 1º lugar foi para o projeto: Glamstyl, da FURB/Administração, com os acadêmicos Manuela Koprovski; Maria Victoria Baumgarten D’Inglesias y Vieira e Yasmin Siegel Cardozo.

“A próxima etapa, não só para os premiados, é o processo de empreender, é a busca por investidores e implantação da ideia de vocês. E esta é a evolução. A Feira foi apenas a primeira etapa. Vocês estão aqui dentro de um Centro de Inovação e junto com o Instituto Gene, que pode ajudar a alavancar seus negócios. Não percam o DNA que vocês já demonstraram ter: o DNA de inovar”, disse o coordenador geral da Feira, professor Rodrigo dos Santos Cardoso.

Os primeiros colocados de cada categoria ganharam prêmios em dinheiro e mentoria do Instituto Gene. Já os primeiros colocados das categorias 2 e 3 ganharam ainda voucher para participar do Empretec Sebrae.

Para assistir a cerimônia de premiação é só acessar o link (acesse aqui).


CONFIRA OS VENCEDORES EM CADA CATEGORIA

Categoria 1 – Jovem Inventor


1º Lugar
Projeto: Horta Feliz
Escola: Senac Blumenau / Ensino Médio – 3° ano
Autores: Bruno Delagiustina Gonçalves; Maria Eduarda de Oliveira; Pedro Gabriel Scharf Maiochi Orientador: Álbio Fabian Melchioretto
O projeto: é um jogo digital voltado à alfabetização dos alunos de ensino fundamental, além de introduzir o meio tecnológico de maneira didática às crianças.

2º Lugar
Projeto:  Programação de Jogos Educativos

Escola: Escola Internacional Blumenau / Ensino Fundamental – 7º ano
Autores: Benito Schaeffer Tomaselli; Lucas Cabral Liberato Costa; Arthur Henrique de Azevedo Souza; Pedro Philip Starucka Orientadora: Lígia Mara Cabral Liberato Costa
O projeto: utilizando a plataforma Stratch, a equipe criou jogos educativos para serem usados em sala de aula, em busca de facilitar o aprendizado dos alunos.

3º Lugar
Projeto: Misalys

Escola: Colégio Metropolitano – Indaial / Ensino Médio – 1º ano
Autores: Amabile Wittich; Isadora Speck; Letícia Maria Ludvig; Yasmin da Silva Orientador: Vilmar Ibanor Bertotti Junior
O projeto: a doceria Misalys busca atender as necessidades de todos os clientes, desde os que buscam alimentação saudável, até os que possuem restrições alimentícias.

4º Lugar
Projeto: Horta e pomar: desenvolvendo o empreendedorismo sustentável na escola
Escola:
EBM Henrique Alfarth / Ensino Fundamental – 9º ano
Autores: Alexia Vitória Ribeiro Marques Floriano, Emanuelle Gonçalves Couto, Matheus dos Santos, Wesley Antônio da Silva Macedo Orientadora: Giovana da Silveira
O projeto:  projeto visa incentivar os estudantes a pesquisa e reconhecer potencialidades, sendo um facilitador dos conteúdos.

5º Lugar
Projeto: MiningO
Escola:
Colégio Metropolitano- Indaial / Ensino Médio – 2º ano
Autores: Aline Pomarolli; Juliano Theindl dos Santos; Pedro Simas Neves Poffo
Orientador: Vilmar Ibanor Bertotti Junior
O projeto: seria uma indústria mineradora para produção de joias, visando consumo mínimo de água, com foco no reflorestamento e proteção das áreas de mineração e dos funcionários.

Categoria 2 – Universitária – Produto ou Processo

1º Lugar
Projeto: Infinity

Universidade: UFSC / Engenharia de Controle e Automação
Autores: Samuel Schramm Meurer; Vítor Luís Babireski Fúrio
O projeto: O projeto pretende tornar as NFTs (Non-Fungible Tokens) itens presentes no dia a dia, resolvendo os problemas e eliminando restrições, desenvolvendo o NFTicket, um validador de NFTs que daria a possibilidade dos NFTs serem utilizados no mundo físico, sendo um item único e versátil no uso de ingressos, cupons, vouchers, vales e etc.

2º Lugar
Projeto: Compressa de Campo Operatório e gaze que muda de cor em contato com o sangue
Universidade
: FURB / Engenharia Química
Autora: Taísa Carolina Figueredo
O projeto:  projeto busca mais segurança nos procedimentos cirúrgicos, evitando o esquecimento de compressas de campo operatório e gazes dentro do paciente. A gaze atual possui a coloração branca, e ao entrar em contato com sangue, fica vermelha, fazendo com que o cirurgião possa esquecer dentro do paciente. O projeto teria gaze com a coloração azul que ao entrar em contato com o sangue, ficaria preta, facilitando a retirada do curativo.

3º Lugar
Projeto: DGB Bolachas
Universidade:
FURB / Engenharia Química
Autor: Bruno G. Dalmollin
O projeto:  prevê a criação de porta-copos de 10×10 cm, por meio da reutilização do bagaço de malte e outros materiais. Além de ser um objeto utilizado no dia a dia, o processo de produção do porta-copos reduziria o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do bagaço de malte.    

Categoria 3 – Universitária – Negócio ou Aplicativo

1º Lugar
Projeto: Glamstyle
Universidade:
FURB / Administração
Autoras: Manuela Koprovski; Maria Victoria Baumgarten D’Inglesias y Vieira; Yasmin Siegel Cardozo
O projeto: atendendo o público feminino que quer ter roupas novas para diferentes ocasiões, o projeto consiste em um site para alugar peças ou conjuntos de forma prática, flexível e com um bom custo-benefício. Além da locação das roupas, a cliente teria a opção de um plano para receber um “look” toda semana, a cada 15 dias receber uma peça de roupa diferente, ou a cada mês receber um sapato para atividade física.

2º Lugar
Projeto: BlumeNow
Universidade
: FURB / Publicidade e Propaganda
Autores: Débora Chaiane Chaves; Flávia Alessandra Ferreira; Maria Eduarda Kenauth; Pedro Tomazoni Rodrigues de Souza
O projeto: o Blumenow informaria as pessoas de Blumenau e região sobre os evento e entretenimentos que acontecem na cidade. O aplicativo divulgaria as programações de teatros, shows, lazer, cinema e gastronomia, com explicações de cada evento, direcionando o usuário para a compra de ingressos.

3º Lugar
Projeto: Hello Doc
Universidade:
FURB / Medicina
Autores: Bruno Francisco Pawlak; Gabriel Fernando Voltolini Ferreira; Nícolas Boeira Machado; Vinícius Nascimento
O projeto: o aplicativo Hello Doc ajudaria os usuários a encontrar consultas médicas com preços acessíveis. Os médicos seriam beneficiados pela fidelização dos clientes e o ganho de novos pacientes. Na plataforma, o usuário teria acesso a um plano mensal mais acessível que um plano de saúde tradicional, por exemplo.