Centro de Inovação sedia encontro sobre Propriedade Intelectual, Economia e Inovação

Evento integrou programação da Feira de Inovação e Empreendedorismo – edição Vale Europeu

O Centro de Inovação Blumenau foi sede do Encontro “Propriedade Intelectual: Economia e Inovação”, reunindo representantes de organizações estratégicas para o ecossistema de inovação local e estadual, bem como empresários e empreendedores. O evento ocorreu na tarde do dia 7 de novembro, integrado à programação da 3ª Feira de Inovação e Empreendedorismo – Edição Vale Europeu.

Em um ambiente descontraído e orientado ao diálogo, foram abordadas diversas questões tendo como ponto de convergência a importância do conhecimento e da promoção de uma cultura de valor sobre direitos de propriedade intelectual, com vistas ao desenvolvimento econômico e social. Moris Kohl, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, destacou a importância do encontro e a relevância de ações integradas com foco no empreendedorismo e valorização da atividade criativa.

Na sequência, a coordenador das atividades do INPI no estado de Santa Catarina e pesquisador atuante na disseminação da cultura da Propriedade Intelectual, Dr. Araken Alves de Lima, apresentou o cenário global do comércio de propriedade intelectual. Destacou a importância de fomento à valorização de direitos de propriedade intelectual, dado o desequilíbrio econômico significativo que se traduz na pouca oferta (garantia) desses direitos por empresas brasileiras, frente ao mercado internacional.

Diego F. Damiani, Secretário no Conselho Estadual de Combate à Pirataria – CECOP/SC apresentou a trabalho desenvolvido pelo Conselho sob a presidência de Jair Antônio Schmitt. No contexto dos vetores de atuação institucional, repressivo e educacional, destacou as ações pedagógicas promovidas junto ao ensino fundamental das escolas públicas e privadas do Estado, com a realização de concurso para criação de personagens que integraram a produção de histórias em quadrinhos. Informou a respeito da recente criação de peças teatrais também dirigidas a conscientização do valor do trabalho intelectual como vetor de cidadania, assim como o desenvolvimento do projeto Inova CECOP, uma plataforma digital voltada ao aperfeiçoamento das ações integradas das organizações que compõe o Conselho.

O encontro seguiu com o coordenador da Agência de Inovação Tecnológica da FURB, prof. Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers que apresentou a estrutura da Agência, seu papel no âmbito do ecossistema de inovação local, bem como destacou as ações e serviços orientados à garantias de direitos de propriedade intelectual no contexto dos projetos de inovação realizados junto à Universidade.

Na sequência, o presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, professor Udo Schroeder, destacou as conquistas e perspectivas de atuação do CIB, especialmente no contexto Planejamento do Ecossistema Local de Inovação, bem como na consolidação do Distrito de Inovação, formalmente instituído em Blumenau, a partir do nº 13.757, de 7 de abril de 2022. Após as falas, o grupo fez uma visita no prédio Centro de Inovação de Blumenau.

Texto: Prof. Dr. Alejandro Knaesel Arrabal – Membro da AGIT/FURB