Espaço está instalado no estacionamento do Campus 2 da Furb e conta com dois pontos simultâneos de carregamento
Blumenau ganhou oficialmente nesta terça-feira, dia 16 de maio, o primeiro espaço público de carregamento de carros elétricos. O eletroposto fica no estacionamento do Campus 2 da Furb, na Rua São Paulo – Bairro Itoupava Seca, e conta com dois pontos simultâneos de carregamento. “É um espaço aberto à toda a população de Blumenau e também da região. Uma entrega que visa buscar uma mobilidade urbana mais sustentável”, comenta Fábio Perez, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas das Furb, responsável pelo projeto.
O sistema de carregamento de carros elétricos é decorrente do projeto LITIS – Laboratório Integrado de Tecnologia e Inovação Sustentável – que conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), parceria da empresa WEG, com sede em Jaraguá do Sul, e recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Ângela Amim. Na inauguração oficial nesta terça-feira, a deputada esteve presente, ao lado do prefeito Mario Hildebrandt, da reitora da Furb, Marcia Espíndola e demais autoridades.
O local para o eletroposto foi estrategicamente escolhido por estar inserido no chamado Distrito de Inovação de Blumenau (DIB), uma área de 1.771.686,00 metros quadrados, compreendendo parte dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder, em uma ação conjunta de várias entidades para estudar, e potencializar o uso e ocupação do espaço. “E este eletroposto é a segunda entrega oficial para pensarmos em uma cidade limpa, sustentável, demonstrando que as parcerias vão fazer a diferença para termos resultados positivos para o Distrito de Inovação”, disse o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, referindo-se à parceria, neste projeto, com a empresa WEG.
O prefeito lembrou que a primeira entrega no sentido de mobilidade sustentável ocorreu há dois anos, também no Campus 2 da Furb, com a entrega do espaço de carregamento de bicicletas e patinetes elétricos sustentáveis.
Os dois espaços de mobilidade sustentável ficam pertinho da sede do Centro de Inovação Blumenau. “São ações assim que enriquecem nosso ecossistema e já pensam a cidade e a região para outro nível de maturidade. E o Distrito de Inovação vem para isso, demonstrar a importância de ações de sinergia em vários segmentos, e a mobilidade urbana sustentável é uma das questões em debate”, comenta o presidente do CIB, Udo Schroeder.
O que é o Distrito de Inovação
Trata-se de uma extensão física, que abrangerá uma área total de 1.771.686,00 metros quadrados, compreendendo parte dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder. O distrito é uma ação conjunta da prefeitura com diversas entidades, como a Furb, CIB, Instituto Gene, Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Blusoft e Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe) e tem como intuito buscar a articulação de eixos prioritários: inovação urbana, econômica e social, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade.
O objetivo do DIB é de construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para o desenvolvimento de uma cidade ideal. A exemplo do @22Barcelona e Vale do Silício, o DIB pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa e do conhecimento, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.