Centro de Inovação Blumenau lança Projeto de Inovação Social “De Guru para Guri”

Iniciativa do Programa Conecta AMVE – Embaixadores de Inovação de Indaial – visa fortalecer laços intergeracionais pela troca de experiências

O Centro de Inovação Blumenau (CIB) lançou oficialmente nesta semana o Projeto de Inovação Social “De Guru para Guri – Construindo um futuro promissor”. Foi o primeiro encontro entre gerações fruto da ação do Programa Conecta AMVE, com atuação direta dos Embaixadores de Inovação da cidade de Indaial.

“Este projeto tem como objetivo levar um pouco da nossa vivência de vida e caminhada para os jovens e aprender com eles. Nós somos da era analógica e eles, da era digital. Eles precisam aprender muitas coisas das quais nunca tiveram contato”, conta o presidente do CIB, Udo Schroeder, um dos “gurus” do projeto.

Para ser “guru” e atuar junto ao projeto o único requisito é ter mais de 60 anos. Inicialmente, a coordenação está aproveitando o conhecimento da lista de pessoas que já fazem parte do programa Gene Experts, iniciativa do Instituto Gene, que mantém um grupo de voluntários de várias áreas do conhecimento para auxiliar startups vinculadas à Incubadora. “Mas o projeto está só começando e a lista de gurus pode aumentar”, confirma Udo.

Malvina Juliene Ribeiro, uma das idealizadoras do projeto e Embaixadora de Inovação de Indaial, lembra que a inspiração para a ideia veio de um projeto antigo que já atuava em Indaial, o chamado “De Geração para Geração”. Para o CIB, ela conta que o projeto foi repaginado para dar voz aos Experts. “Nossa ideia é ampliar e contemplar mais cidades da região com essa iniciativa”, projeta.

A atividade de estreia do projeto ocorreu nesta segunda-feira, dia 29 de maio, no CIB. Foi uma oficina denominada de “Quebrando as crenças limitantes”, onde os jovens entre 16 a 20 anos da EEB Professor Germano Brandes Jr, de Indaial, desenvolveram crenças positivas encorajadas pelos gurus. Esta primeira atividade – que literalmente quebraram pedaços de tábuas – foi conduzida por dois gurus: Dra Deodete Packer e Leomar dos Santos. “Tudo é fruto de muito estudo e aprendizado. Vocês vão levar isso para vida”, comentou Deodete.

Durante toda a tarde, o grupo de alunos esteve no CIB acompanhando as atividades da oficina e conhecendo o hub de inovação e empreendedorismo da região. A próxima oficina está agendada para dia 1o de junho, também no CIB, com outra turma de alunos. No cronograma de atividades há ainda o inverso: os gurus visitando as escolas, em uma troca importante entre gerações.

O Projeto

O Projeto De Guru para Guri tem como missão promover e valorizar os nossos antepassados e fortalecer os laços intergeracionais, através da troca de experiências e do uso de tecnologias. A ideia é criar uma ponte entre jovens e idosos, que muitas vezes têm dificuldades de se comunicar e entender um ao outro. “Com essa aproximação, os idosos podem se sentir valorizados e reconhecidos pela sua experiência de vida, enquanto os jovens podem aprender com as suas vivências e se beneficiar de um conhecimento que não se aprende nos livros e transmitir sua energia e “fome” de saber”, destaca Malvina.

Podem participar do projeto crianças e jovens de escolas públicas ou privadas da região, com idade entre 6 e 20 anos. Já para ser guru é preciso ter idade igual ou superior a 60 anos e fazer o cadastro no banco de dados do Gene Experts. “Esperamos que este projeto contribua para a inclusão social, estímulo ao empreendedorismo e fortaleça a construção de pontes entre gerações”, aponta Malvina.